O BRASIL É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE POR SUA RIQUEZA CULTURAL!
De acordo com a Unesco, atualmente, 17 estados brasileiros abrigam atrativos de valor inestimável para o mundo.
A preservação desse patrimônio é crucial, tanto que o país reservou uma data especial para celebrar: o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
Esta data destaca a importância de proteger e conservar os bens culturais que contam a história e a identidade do Brasil.
Neste post, o VMI explora melhor o significado deste dia e destaca alguns edifícios tombados que merecem ser visitados em seu próximo passeio.
DATA QUE SE COMEMORA O DIA DO PATRIMÔNIO NACIONAL
O Dia do Patrimônio Histórico Nacional é celebrado em 17 de agosto.
Esta data é uma homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, historiador e jornalista que teve papel fundamental na criação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1937.
O Iphan é uma instituição responsável pela preservação de bens culturais como edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos no Brasil. Sua missão é garantir a proteção e conservação desses espaços para as futuras gerações, valorizando a história e a identidade cultural do país
ALGUNS ESPAÇOS TOMBADOS PARA CONHECER!
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, NITERÓI
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um ícone da cidade, um patrimônio nacional e é considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, sendo projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Localizado em um espaço de 2.500 m², o museu é um dos principais pontos turísticos da cidade. Seu acervo impressionante conta com mais de 1.800 obras, que abrangem desde a década de 50 até os dias atuais.
PAÇO DO FREVO, RECIFE
O Paço do Frevo é um centro de referência dedicado à documentação, transmissão, salvaguarda e valorização do frevo no Brasil.
Localizado em um edifício tombado desde 1998, que foi sede da Western Telegraph Company até 1973, o museu tem como missão proteger, divulgar e promover a prática do frevo para as futuras gerações.
Este espaço cultural se destaca como um ponto de celebração da cultura carnavalesca ao longo de todo o ano.
MUSEU DO IPIRANGA, SÃO PAULO
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, é um marco dedicado à Proclamação da República.
Como o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, ele integra o conjunto arquitetônico do Parque da Independência.
No vasto acervo do museu, os visitantes podem explorar uma rica coleção de objetos históricos, mobiliários e obras de arte, abrangendo 49 salas e cerca de 450 mil itens. Além das exposições, os belos jardins e fontes do espaço também encantam o público.
FAROL SANTANDER ,PORTO ALEGRE
O Farol Santander é um edifício tombado que se transformou em um centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia em Porto Alegre.
Este espaço multifacetado abriga um acervo permanente de memória, além de exposições temporárias rotativas e diversas opções gastronômicas.
Além das atividades culturais e gastronômicas, o Farol Santander é palco de uma variedade de eventos, incluindo shows e espetáculos teatrais.
Tags: Patrimônio histórico cultural, preservação, história, cultura.