Comprar
Revender
Sou Produtor

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, HISTÓRIA E COMEMORAÇÃO DA DATA!

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, HISTÓRIA E COMEMORAÇÃO DA DATA!

 CONSCIÊNCIA NEGRA!



A Consciência Negra refere-se à compreensão histórica e cultural que os negros possuem sobre sua identidade.



Ela também simboliza a resistência e a luta contra o racismo e as desigualdades sociais que ainda persistem na sociedade.



O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é reconhecido em todo o Brasil.



A data foi escolhida em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que resistiu à escravidão no Nordeste.



Essa data convida à reflexão sobre o papel dos negros na sociedade.



Apesar do fim da escravidão, as gerações de afro-brasileiros que se seguiram continuam a enfrentar diversas formas de preconceito e desigualdade.



A data foi instituída pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. No entanto, foi apenas em 2011 que a lei foi oficialmente sancionada pela presidente Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519/2011.



História do Dia da Consciência Negra:



As diferentes nações africanas não se viam como "negros", mas sim como pertencentes a grupos como Bantos, Haúças, Niams, Fulas, Kanembus, entre outros.



Os primeiros africanos foram trazidos para o Brasil como escravizados em 1532, e o tráfico negreiro foi oficialmente abolido em 1850 com a Lei Eusébio de Queiroz.



Apesar da abolição formal da escravidão em 13 de maio de 1888, a luta por igualdade de direitos para os negros nunca cessou.



A discriminação racial, presente em diversas áreas, fez com que os negros fossem excluídos da sociedade, da educação e, consequentemente, do mercado de trabalho.



Essa exclusão, embora gradualmente reduzida pela resistência e luta do povo negro, ainda limitava o acesso deles a espaços como universidades.



Aos poucos, negros começaram a encontrar oportunidades nos esportes e nas artes, mas o caminho para a inclusão plena seguia difícil.



Por isso, a criação de um dia como o Dia da Consciência Negra se tornou fundamental: para recordar a contínua luta dos negros por reconhecimento e igualdade no Brasil, em busca de serem aceitos da mesma forma que os brancos.



Criação do Dia da Consciência Negra:



A criação de um dia dedicado à Consciência Negra busca destacar a relevância de reconhecer e valorizar um povo que desempenhou um papel fundamental na formação e no desenvolvimento da cultura brasileira.



Em 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 estabeleceu o "Dia Nacional da Consciência Negra" no calendário escolar.



Com isso, a cultura afro-brasileira passou a ser incluída oficialmente no currículo das escolas em todo o país.



Ao longo do mês de novembro, diversas atividades e projetos são promovidos nas escolas de todo o Brasil para celebrar a luta dos afrodescendentes.



Essas iniciativas também têm o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relevância desse povo na construção social, histórica e cultural do nosso país.



Zumbi dos Palmares e a Consciência Negra:



Zumbi dos Palmares, nascido livre em um quilombo (comunidade formada por escravizados fugitivos), dedicou sua vida à luta contra a escravidão, até ser morto defendendo seu povo.



Embora tenha nascido livre, Zumbi ouviu desde cedo as angustiantes histórias contadas pelos mais velhos, que relatavam os horrores da escravidão: a morte nos porões dos navios negreiros, a escuridão das senzalas, o trabalho forçado e os cruéis castigos.



O Quilombo dos Palmares ocupava uma extensa faixa de terra de 200 quilômetros de largura, estendendo-se ao longo da costa, entre o Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e a região norte do alto curso do rio São Francisco, hoje em Alagoas.



Em uma das batalhas entre os colonos portugueses e os habitantes do Quilombo, Zumbi foi morto.



Conforme o costume da época, seu corpo foi exposto em praça pública como um exemplo para intimidar aqueles que se opusessem aos colonizadores.



Apesar disso, o legado de sua luta foi transmitido de geração em geração, e Zumbi se tornou um símbolo de resistência e heroísmo para o povo negro brasileiro.



Frases sobre Consciência Negra:



Para refletir sobre a consciência negra, seguem abaixo algumas frases:





  • Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes.” (Paulo Freire)




  • O que mais me irrita é negro pedindo direitos para o negro. Negro não tem de pedir, tem de conquistar.” (Wagner Moura)




  • Não ficaremos satisfeitos enquanto um só negro do Mississípi não puder votar ou um negro de Nova York acreditar que não tem razão para votar.” (Martin Luther King Jr.)




  • Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos.” (Bob Marley)




  • A liberdade fez do negro um favelado, sem poder morar na beira-mar fizeram suas casas nos morros e se organizaram a sua maneira.” (Rafael Silveira)




  • Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.” (Ulisses Tavares)








 



 


Tags: VMI, Comemoração

Assine nossa Newslatter

Receba em primeira mão todas as nossas novidades, ofertas e atualizações!