EM UM SÓ DIA 1,8 MIL FOCO DE INCÊNDIO:
Em um período de oito meses, o Brasil registrou 5.280 focos de incêndio, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Desse total, 1.886 foram contabilizados apenas na última sexta-feira, dia 23.
Até o domingo (25), o Brasil já havia registrado o maior número de focos de incêndio para o mês de agosto desde o início da série histórica, totalizando 3.482 incêndios somente neste mês.
Mais da metade desses focos ocorreu na sexta-feira (23), quando uma série de incêndios em vegetações e canaviais causou grande preocupação entre os moradores e provocou o fechamento de rodovias no interior de São Paulo.
O número de incêndios em agosto deste ano é dez vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Em 2023, o Brasil teve 352 incêndios detectados pelos satélites, com um recorde de 72 focos no dia 23.
Até agosto de 2024, o número de incêndios registrado pelo Inpe já alcançou o sétimo maior da série histórica anual.
A combinação de tempo seco na Amazônia e no Pantanal, altas temperaturas no Centro-Oeste do Brasil e incêndios em São Paulo tem contribuído para esses números recordes.
A Polícia Federal anunciou a abertura de mais de 30 inquéritos para investigar os incêndios que ocorreram nos últimos meses em diversas regiões.
Grande parte dessas investigações está focada na Amazônia e no Pantanal.
O estado de São Paulo enfrentou uma série de incêndios em plantações, canaviais e residências na última semana, resultando em uma situação alarmante.
A onda de fogo gerou grande preocupação entre os moradores de diversas cidades, fechou rodovias e levou o governo estadual a estabelecer um gabinete de crise para gerenciar a emergência.
Atualmente, 46 municípios em São Paulo estão em alerta máximo para incêndios, com 21 cidades apresentando focos ativos, conforme informações do governo estadual.
No sábado (24), o estado tinha 36 cidades em alerta e 17 com focos ativos.
O governo anunciou o envio de quatro aviões das Forças Armadas para auxiliar no combate aos incêndios.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, as aeronaves serão utilizadas tanto para combater o fogo quanto para monitorar as áreas afetadas e identificar possíveis novos focos.
Para mais informações sobre a situação, acompanhe sempre as atualizações no BLOG do VMI.
Tags: Focos de incêndios, meio ambiente, seca, agosto.