A FICOMEX PROMETE ESSE ANO!
A feira será realizada de 27 a 29 de agosto na Capital e tem como objetivo destacar o potencial da indústria têxtil e de moda da região, com ênfase em Goiás.
A indústria têxtil e de moda de Goiás, responsável pela produção mensal de mais de 60 milhões de peças em suas 8 mil confecções, tem se consolidado como uma força significativa no cenário nacional.
Em 2022, o setor alcançou um impressionante faturamento de R$ 10,6 bilhões, representando 5,5% do total nacional, conforme dados do Instituto Estudos e Marketing Industrial (IEMI).
Com o segundo maior polo de moda do Brasil, atrás apenas do Brás em São Paulo, Goiás se destaca pela Região da 44, em Goiânia.
Este polo é o maior do Centro-Oeste, reunindo quase 16 mil lojas que atendem clientes de todo o Brasil e de diversos países, incluindo América Latina, África e Estados Unidos.
Agora, a indústria goiana busca expandir sua presença internacionalmente.
A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que ocorrerá de 27 a 29 de agosto em Goiânia, será uma vitrine crucial para mostrar ao mundo o potencial da indústria têxtil e de moda da região, com foco especial em Goiás.
Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), ressaltou o impacto significativo do setor na economia local.
“Este setor desempenha um papel crucial para o Estado, impulsionando a economia de diversos municípios e criando empregos e oportunidades para milhares de famílias.”
O presidente também ressalta que, além da Região da 44, um importante centro de comércio, as confecções no interior do Estado desempenham um papel vital no abastecimento do mercado nacional e possuem grande potencial para conquistar mercados internacionais.
A Ficomex servirá como um hub para rodadas de negócios, exposições de produtos, workshops, palestras e painéis.
No dia 29 de agosto, das 9h às 12h, um workshop abordará temas diversos relacionados à moda e ao setor têxtil.
Oliver Tan Oh, coordenador de Inteligência Competitiva da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), participará como um dos palestrantes, discutindo oportunidades de negócios no mercado global.
Anna Bastos, vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, destacou que a feira representa um marco para o setor têxtil goiano e para as empresas da região central do Brasil.
Bastos mencionou que o evento está projetado para oferecer uma nova visão ao mercado têxtil e auxiliar as empresas na sua integração ao cenário internacional.
Com a participação de consultores especializados e parcerias estratégicas, como a Abit, a feira tem como objetivo revelar oportunidades de negócios no mercado global e fornecer estratégias para que as empresas possam alcançá-las.
A Semana da Moda Goiana Amarê Fashion, organizada pelo Sebrae Goiás, contará com rodadas de negócios e palestras.
Goiás ocupa a sétima posição entre os maiores produtores de vestuário do Brasil e é responsável por 75% da produção na região Centro-Oeste.
Tags: Feira, indústria textil, Goiás, moda da região.